Neste final de ano, é muito comum falarmos em férias e ouvir a seguinte frase:
"Chegou as férias hoje! O que fazer?" (frase retirada do Twitter).
Há um erro bastante grave nesta frase. Você saberia dizer qual?
O erro está na concordância do verbo. Como "as férias" é o sujeito do verbo chegar, o certo é "Chegaram as férias", uma vez que o verbo é intransitivo e não exige complemento.
Por isso, na hora de comemorar o momento tão esperado, não vamos cometer lapsos em português, hein?!
Bons estudos e boas férias!
0
comentários
Posted in
Marcadores:
english
Olá caros amigos, como estão?
Neste domingo, será realizada a prova da Fuvest.
Está preparado? Não, veja as dicas e boa prova!
0
comentários
Posted in
Marcadores:
educação; saúde; escola

A seguir, o vídeo de um desabafo de alguém que já sofreu:
As ações características são quase sempre humilhação, xingamento, agressão verbal ou agressão física. É um fenômeno social que começou a ser estudado na década de 1970 por Owells. Pesquisas revelam que 40,5% já vivenciaram na escola e 50% já foram alvo de ato de bullying. Ela acontece dentro e fora da sala de aula. entre os meninos, é mais comum a agressão física e entre as meninas a fofoca, ou gossips.
Podemos definir como características a repetição, a intencionalidade, a falta de motivação, a preferência por uma vítima indefesa. Ele não é uma ação natural, mas intencional.
As vítimas geralmente são pessoas com pouca socialização, com dificuldade de reagir às agressões. Ou ainda, possuem alguma característica diferente, como um nariz acentuado, ou obesidade. Muitos agredidos se tornam agressores. Os agressores, por sua vez, são sujeitos que não gostam de normas, cometem pequenos delitos, são líderes, possuem baixo rendimento escolar, são agressivos e muito mentirosos. Já os espectadores se omitem, com medo de serem agredidos também. Mal sabem eles que estão alimentando a impunidade e aumentando a incidência.
Atualmente, se fala sobre cyberbulling. Ele é mais perigoso, por ser mais duradouro e pelo anonimato provocado na rede, além claro, da dificuldade de punição dos infratores. Acontece em maior escala entre os adolescentes, visto às mudanças da idade.
As conseqüências são sérias como a fobia do ambiente escolar, o isolamento social, o baixo rendimento, além de muitos transtornos afetivos.
Há possibilidade de intervenção, por meio de campanhas de conscientização, sensibilização da sociedade, ambiente de confiança ético na escola, apoio e proteção psicossocial às vítimas. Também inserir uma educação para a paz, estabelecer regras e limites e promover uma escola democrática são ações que coíbem as ações agressivas.
1 comentários
Posted in
Marcadores:
activites,
advanced,
english
Olá pessoal, tudo bem?
Hoje sugiro uma atividade voltada para alunos avançados, nível C1 ou C2 do CEF.
A seguir posto dois vídeos. Ambos são de speeches de famosos, Martin Luther Bing e Barack Obama.
Assista-os e depois faça as atividades a seguir:
Questions
1> Both speeches talk albout the same idea. What is this idea?
2> Write an essay using the videos as a warm-up. You have to mention what they have in common and what the don't have in common. Write about 200 words.
Studying tips
No seguinte website, você encontra vários exercícios para treinar linking words e melhor seu texto! Bons estudos!
http://www.tolearnenglish.com/cgi2/myexam/liaison.php?liaison=_connecteur_
0
comentários
Posted in
Marcadores:
english,
song
Olá tudo bem?
Esta semana posto uma música que está bem na moda e muita gente tem ouvido. É Last Friday Night da Katy Perry. Uma música bem bacana para revisar o Simple Past e para expandir o vocabulário relativo a festas e baladas.
É só completar com as palavras abaixo do título. A seguir, o vídeo e a atividade! Bons estudos!
É só completar com as palavras abaixo do título. A seguir, o vídeo e a atividade! Bons estudos!
Last Friday Night…Katy Perry
Pretty – danced – went - broke the law – Ended – Stranger – Minibar – Hickie – need – maxed – kicked out – kissed – towed – Flamingos – dress |
There's a pounding in my head
Glitter all over the room
Pink _________ in the pool
I smell like a _______
DJ's passed out in the yard
Barbie's on the barbecue
There's a ______ or a bruise
Pictures of last night
_______ up online
I'm screwed
Oh well
It's a black top blur
But I'm ______ sure it ruled
Damn!
Last Friday night
Yeah we ______on tabletops
And we took too many shots
Think we ______ but I forgot
Last Friday night
Yeah we _______ our credit cards
And got _______ of the bar
So we hit the boulevard
Last Friday night
We _________ streaking in the park
Skinny dipping in the dark
Then had a menage a trois
Last Friday night
Yeah I think we _____________
Always say we're gonna stop-op
Whoa-oh-oah
This Friday night
Do it all again
This Friday night
Do it all again
Trying to connect the dots
Don't know what to tell my boss
Think the city ________ my car
Chandelier is on the floor
With my favorite party _______
Warrants out for my arrest
Think I _______a ginger ale
That was such an epic fail
(chorus)
T.G.I.F. (6 x)
(chorus)
This Friday night
T.G.I.F. (6 x)
(chorus)
This Friday night
Do it all again
0
comentários
Posted in
Marcadores:
ele,
esl,
fle
O post de hoje é voltado para professores, sobretudo aqueles de língua inglesa.
Trago algumas referências na área de Metodologia e Prática de Ensino.
1. Approaches and Methods in Language Teaching - Richards and Rogers
O livro tráz uma ampla análise dos principais métodos e abordagens usadas no ensino de línguas estrangeiras.
Download: http://www.megaupload.com/?d=Y2W52RGW
2. Principles of Language Learning and Teaching - Brown
Outro clássico da área, traz uma visão bem ampla do que é ensinar e quais os pressupostos necessários para isso, análise de metodologias, métodos, psicologia. Bem completo.
Download: http://www.megaupload.com/?d=QW0VMO22
3. How to teach English - Jeremy Harmer
Livro clássico também, é de uma leitura bem didática e agradável, com exercícios, abrangendo uma gama bem grande de conteúdos.
Download: http://www.megaupload.com/?d=H8F1EQSC
Lembrando que todos os links aqui postados foram encontrados na Internet, não sendo de responsabilidade deste blog. Os livros podem ser adaptados para qualquer outro idioma, utilizando as mesmas técnicas descritas.
Espero que contribua na sua formação continuada, caro professor. Quaisquer dúvidas, não êxite em perguntá-las!
Até breve!
1 comentários
Posted in
Marcadores:
english,
grammar
Olá pessoal!
Bom, para respondê-lo, fui buscar detalhes no livro Practical English Usage de Michael Swan, uma espécie de gramática de usos da língua inglesa. Swan (2007) lista alguns usos:
1. o uso de either...or para falar sobre escolhas entre duas opções, como em I don’t speak either Japanese or Russian (eu não falo nem japonês nem russo);
2. Como determinante, ele significa “one or the other of two” (um ou outro de dois): You can came in August or September. Either months are OK for me. (Você pode vir tanto em agosto quanto em setembro. Estou de acordo com ambos meses.)
3. either of. Repare no exemplo: you can use either of the books. (você pode usar qualquer um dos livros).
4. Quando acompanhado de nome ou pronome significa ambos: If either of the men phones, tell them I’ll be this evening. (Se alguns dos homens ligarem, diga-os que eu estarei esta noite).
5. either side/ end significando “each” (cada): There are paintings in either walls of this bedroom. (Há quadros em cada parede deste quarto).
No seguinte endereço, há exercícios para praticar mais:
Lembrando que o contrário de either é neither.
Espero ter resolvido as suas dúvidas.
Se você tiver dúvidas de inglês, espanhol, francês ou português, basta mandá-las para icaro.luis@uol.com.br e terei o maior prazer em responder.
Bons estudos!